O Dia do Sindicalista foi instituído através da lei 2130/2013 e tem como objetivos principais valorizar o sindicalista e reconhecer a responsabilidade social do dirigente sindical. Durante a sessão solene, foram homenageados cerca de cem trabalhadores que participam de sindicatos patronais ou de empregados. O presidente da Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar), professor Walter César, agradeceu a iniciativa e aprovação dos vereadores. “Esta Casa demonstra valorização a classe sindicalista. O dirigente sindical tem sido reconhecido, de alguns anos pra cá, o administrador de sindicatos, diminuindo assim, o preconceito em torno dessa atividade”, disse. Walter agradeceu, também, a criação da Semana Municipal de Saúde e Segurança do Trabalho (Sempat).
Também participou da cerimônia o vice-prefeito Toninho da Farmácia que atribuiu aos trabalhadores, que segundo ele são muito bem representados pelos sindicatos, o desenvolvimento do município e reconhecimento como referência a todo o estado do Paraná. Após os discursos, foram entregues os diplomas de mérito aos sindicalistas indicados pelos vereadores e pela Fotrapar.
A seguir o discurso do vereador Leandro da Nifer na integra:
Este evento se dá em virtude da lei nº 2130 de 25 de março de 2013 de minha autoria em parceria com vereador Bira do Banco, que institui o Dia do Sindicalista no município de São José dos Pinhais, visando a valorização do sindicalista e do líder trabalhista, com intuito de despertar a grande responsabilidade social que tem o dirigente sindical.
Porque responsabilidade social? Por que o sindicalista tem como missão lutar pela causa do trabalhador, defender os direitos e interesses dos trabalhadores e certamente, vem direta ou indiretamente, afetar a vida de centenas e centenas de famílias.
Acreditamos que o diálogo permanente é fundamental para alcançar os objetivos, buscando sempre reduzir riscos, evitar impactos sociais negativos e gerar resultados positivos por meio de um relacionamento empregado/empregador, e este papel o sindicato e os dirigentes sindicais tem feito com primazia. E este trabalho tem proporcionado muitas vezes a inserção social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Esta é a razão, para citar poucas, a importância de se criar em lei um dia, para lembrar este seguimento que tanto luta pelo trabalhador. Suas ações, portanto, são sim, de grande responsabilidade social.
Por fim, considerando que no cenário mundial contemporâneo em que estamos inseridos, percebe-se inúmeras transformações de ordem econômica, política, social, cultural e trabalhista que, por sua vez, se adaptam aos novos modelos de relações, e isto não é diferente entre empregados e empregadores. E neste contexto o sindicato e os dirigentes sindicais tem um papel predominantemente importante.
Este diploma é apenas um singelo, mais relevante, reconhecimento deste legislativo e deste legislador a todos vocês homenageados nesta noite."
Nenhum comentário:
Postar um comentário