terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto proíbe lanchonetes de vender refeição junto com brinquedos


BRASÍLIA - As redes de lanchonetes, restaurantes ou quaisquer outros estabelecimentos que vendem refeições não poderão distribuir brindes, brinquedos ou objeto de apelo infantil relacionados ao consumo do alimento que comercializa. A proibição se estende aos brindes gratuitos e aos pagos. É o que determina o projeto de lei do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) aprovado hoje na Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado. O texto terá ainda de ser examinado nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e Assuntos Sociais (CAS), na última em caráter terminativo, antes de ser encaminhado à Câmara dos Deputados.
Amorim chama de "marketing agressivo" a iniciativa de ligar o consumo de alimentos a brindes. Ele entende que a prática "incute nos pequenos consumidores uma necessidade desenfreada de ter e de consumir". "Utiliza-se, dessa forma, um processo subliminar associado à incapacidade de julgamento e à inexperiência da criança", constata.
O senador limita-se a apontar a ligação entre o brinde e a alimentação como sendo responsável pela "lógica de consumo prejudicial" e "a consolidação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde". Ele não faz nenhuma referência a hábitos alimentares incorretos da família e nem mesmo à pobreza que leva crianças a se alimentar incorretamente.
"Acreditamos que a decisão de consumir alimentos deve ser tomada com base na qualidade da dieta e não pode ser ofuscada pelo impulso ou desejo de apropriação de um brinquedo ou objeto de apelo infantil", afirma o senador. Ele diz ainda que, em muitos casos, a criança nem está com fome, ao comprar o lanche relacionado ao brinquedo. "Ela simplesmente pede aos pais que comprem o lanche apenas para receber o brinde, atraída pelos personagens de desenho animado que ali existem", constata o parlamentar.
Procurado pela reportagem, o McDonald's não quis comentar o projeto, assim como o Habib's. Já o Bob's esclareceu que opera conforme as leis vigentes, e que, caso o projeto seja aprovado, adequará seus procedimentos a ele.

Internet sem fio e de graça está disponível no Largo da Ordem

O Largo da Ordem, um dos pontos mais tradicionais de Curitiba, passa a contar com internet sem fio a partir desta semana. Segundo a prefeitura municipal, o serviço está disponível para os usuários gratuitamente, assim como já acontece em outros pontos da cidade, como a Praça da Espanha e o Jardim Botânico. A velocidade de conexão é de 10 Mbps (megabits por segundo). Para usufruir do serviço, no entanto, o usuário precisa fazer um cadastro individual no site Passaporte Curitiba.No Largo da Ordem, segundo informações da prefeitura, o sinal gratuito de internet está disponível desde as Ruínas do Alto São Francisco até o Memorial de Curitiba, incluindo a região da Igreja do Rosário. Segundo a prefeitura, a velocidade da conexão pode variar de acordo com o número de usuários simultâneos na região. Como usar Para utilizar a internet nos locais públicos, basta localizar a rede WIFI_CURITIBA no dispositivo. O navegador será direcionado para o site do Passaporte Curitiba, no qual é possível fazer o cadastro. Após o preenchimento dos campos, a navegação é liberada. Depois do primeiro cadastro, basta inserir login e senha para ter acesso ao serviço. Atualmente, o cadastro não é requerido em acessos na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa, Mercado Municipal e no Parque Barigui.

Apple torna-se a empresa mais valiosa de todos os tempos

O valor combinado das ações da Apple superou o recorde anterior estabelecido pela Microsoft.
A Apple tornou-se a companhia mais valiosa de todos os tempos nesta segunda-feira, quando o valor combinado de suas ações superou o recorde anterior estabelecido pela Microsoft.
O papel da Apple foi negociado a 664,74 dólares, o que lhe deu um valor de mercado de 623,14 bilhões de dólares, acima do máximo anterior estabelecido pela Microsoft de 620,58 bilhões em 1999, no auge da bolha do setor de tecnologia, segundo dados fornecidos pela S&P Dow Jones Indices.
A Apple tem sido a maior companhia do mundo negociada em bolsa desde que superou a Exxon Mobil na primeira posição no ano passado, mas o movimento desta segunda-feira significa que a empresa agora entrou no livro como a companhia mais valiosa.
Ao fechamento das negociações, as ações da Apple precisam encerrar o pregão a 657,50 dólares para manter o recorde também no fechamento, segundo a S&P Dow Jones Indices. Às 15h01 (horário de Brasília), as ações eram negociadas a 662,42 dólares, alta de mais de 2 por cento.
As ações da empresa têm subido à medida que investidores se antecipam para o lancamento da quinta geração do smartphone iPhone, e possivelmente de uma versão menor de seu tablet iPad em setembro, assim como mais detalhes sobre os planos da companhia para uma Apple TV, segundo analistas da Bernstein Research.

Samsung pagará mais de US$ 1 bi por violar patentes da Apple



A Corte de San José, Califórnia, que examinou mais de 700 acusações envolvendo patentes da Apple, concluiu que o grupo sul-coreano violou os direitos da Apple
Um tribunal da Califórnia condenou nesta sexta-feira (24) o grupo sul-coreano Samsung a pagar mais de 1 bilhão de dólares em indenizações a Apple por violar patentes de smartphones e tablets, anunciaram dois sites americanos. A Corte de San José, Califórnia, que examinou mais de 700 acusações envolvendo patentes da Apple, concluiu que o grupo sul-coreano violou os direitos da Apple, segundo os sites especializados Cnet e The Verge.
Os sites informam ainda que o tribunal rejeitou as ações da Samsung contra a Apple. O grupo americano acusava a Samsung de violar patentes utilizadas no iPhone e iPad e pedia uma indenização total de 2,75 bilhões de dólares, além da retirada do mercado de alguns produtos da companhia sul-coreana.
O decisão judicial envolve vários produtos da Samsung, incluindo seu popular smartphone Samsung Galaxy e o tablet Galaxy 10, que segundo a Apple são cópias do iPhone e do iPad, respectivamente.
Apple e Samsung estão se enfrentando nos tribunais desde 31 de julho, em um dos confrontos mais acompanhados dos últimos anos. O resultado da batalha jurídica entre as duas empresas que vendem mais da metade dos smartphones e tablets do mundo irá reverberar em toda a indústria de dispositivos móveis, que luta para avançar contra a dupla
.

Professores da UFPR pedem em abaixo-assinado que seja votada a continuidade ou não da greve

A greve nas universidades federais completa 103 dias nesta terça-feira (28) e não tem data para terminarO jornalista Rogério Galindo publicou no blog Caixa Zero, nesta terça-feira (28), a notícia da existência de um abaixo-assinado on-line de professores da Universidade Federal do Paraná que pedem que seja votada a continuidade ou não da greve na próxima assembleia da categoria. Até às 11 horas desta terça, 49 professores tinham assinado o documento.
Confira a notícia no blog. Para assinar o abaixo-assinado.
A greve nas universidades federais completa 103 dias e não tem data para terminar. O Ministério da Educação (MEC) reafirmou na última sexta-feira (24), por meio de nota, que as negociações com os professores das instituições federais de ensino estão encerradas, mesmo com a apresentação de uma contraproposta e um pedido de reabertura das negociações feito pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) no dia 23. O requerimento foi feito de forma oficial pela presidente do Andes, Marinalva Oliveira, por meio de protocolo ao MEC, ao Ministério do Planejamento e à Presidência da República.
Andes e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) não aceitaram o acordo firmado pelo MEC com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições de Ensino Superior (Proifes), que prevê reajustes de 25% e máximo de 40% para os professores até 2015. Os dois sindicatos pedem que o governo reformule o plano de carreira e melhore as condições de trabalho.
>>> Veja o texto do abaixo-assinado:
Caros Colegas Professores da UFPR,

julgamos fundamental, independentemente da opinião de cada um de nós sobre a greve de nossa categoria, que nós professores da UFPR possamos discutir e deliberar em assembleia, livremente e sem qualquer constrangimento, os rumos que pretendemos dar a atual paralisação.
Um movimento dessa magnitude, que se espalhou por todo o país e já se estende por mais de cem dias, tem uma dinâmica intensa e requer de nossa parte uma avaliação contínua.
É direito de todos, em face de circunstâncias sempre novas, poder se exprimir e ouvir a opinião dos colegas, em assembleia, sobre a continuidade ou não da greve. Julgamos fundamental assegurar democraticamente esse direito.

Por isso, nós, abaixo-assinados, solicitamos a APUFPR e ao Comando Local de Greve que convoque uma assembleia para no máximo até 05/09/2012, 4a. feira, com o fim de deliberar esse ponto específico: continuidade ou não da greve.

domingo, 26 de agosto de 2012

Desavença entre relator e revisor está longe do fim

Defensores reclamam que hoje já é muito difícil marcar uma audiência para discutir processos com Barbosa. "Imagina quando ele virar presidente! Ele só aceita o pedido se a outra parte da ação também participar do encontro. Já desisti de pedir audiência com ele", confidenciou um advogado que atua há décadas no Supremo.
Barbosa e Lewandowski explicitaram logo no primeiro dia de julgamento do mensalão que não mantêm relação cordial atualmente. Na sessão inaugural, o relator acusou o colega de "deslealdade". Lewandowski reagiu: "Eu acho que é um termo um pouco forte que Vossa Excelência está usando, e já está prenunciando que este julgamento será muito tumultuado".
Os dois ministros discutiram após Lewandowski votar a favor de uma questão de ordem formulada por advogados de acusados do mensalão que, se aceita, levaria à transferência de grande parte do processo para a primeira instância. As defesas sustentaram que o Supremo deveria julgar só os deputados federais, que no Brasil têm direito ao foro privilegiado, ou seja, à prerrogativa de serem julgados pelo STF.
"Sua Excelência é revisor dessa ação há exatos dois anos. Por que não trouxe essa questão nesses dois anos? Por que exatamente no dia marcado para o julgamento?", questionou Barbosa. "Estou sendo atacado pessoalmente. Vossa Excelência se atenha aos fatos, e não à minha pessoa", respondeu Lewandowski. "Eu acho que o que está em jogo é a credibilidade deste tribunal", rebateu o relator.
Divisão do processo. O desentendimento não parou por aí. Eles também divergiram sobre a forma adotada pelo relator para julgar o caso, por meio do fatiamento da acusação, metodologia que acabou aceita pela Corte.
Barbosa reagiu ainda ao ministro Marco Aurélio Mello, que disse que faltara "urbanidade" ao relator no início do julgamento, quando houve o bate-boca com Lewandowski. "Em qualquer atividade humana, urbanidade e responsabilidade são qualidades que não se excluem. Mas, às vezes, a urbanidade presta-se a ocultar a falta de responsabilidade. A propósito, é com extrema urbanidade que muitas vezes se praticam as mais sórdidas ações contra o interesse público", rebateu o relator.

MARIÂNGELA GALLUCCI - Agência Estado

Bob Burnquist conquista o tetracampeonato da MegaRampa no Rio


RIO - O brasileiro Bob Burnquist levou ao delírio as 25 mil pessoas que lotaram neste domingo o Sambódromo do Rio de Janeiro e conquistou pela quarta vez seguida a MegaRampa.
Burnquist entrou na competição como favorito - Wilton Júnior/AE
Wilton Júnior/AE
Burnquist entrou na competição como favorito
Burnquist, que entrou na competição como o grande favorito, foi o último dos concorrentes a encarar o desafio na final de hoje e obteve nota 85.33 numa manobra a quase 70 km/h. O brasileiro superou assim o americano Mitchie Brusco, de apenas 15 anos, quer fez 66,99 e terminou na segunda colocação pelo segundo ano seguido.
No sábado, o brasileiro Douglas Leite, venceu na categoria Big Air da BMX, com salto de 6m40, enquanto o americano Colton Satterfield conquistou o título Big Air Combinado, prova na qual os competidores realizam três manobras.
A Praça da Apoteose, recebeu o Mundial de Skate e BMX de MegaRampa desde quinta-feira. A instalação tinha dimensões de 27 metros de altura, 112 de extensão e 20 metros de queda livre.

Sem cobrança


Meta não atingida
Como a Oi não conseguiu atingir a meta de deixar 90% de seus orelhões em funcionamento, aAnatel decidiu punir a empresa.
Em coletiva nesta tarde a Anatel vai anunciar que ligações feitas de orelhões da Oi para telefones fixos em 1 724 municípios nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe serão gratuitas.
A medida vale até o dia 30 de outubro de 2012.

Luís Fabiano brilha e São Paulo bate Corinthians de virada


Atacante marca duas vezes e ajuda a encerrar tabu de sete anos no Pacaembu


Acabou neste domingo o tabu do São Paulo contra o Corinthians no Pacaembu. Em um jogo que parecia terminar em goleada alvinegra, o time tricolor soube ter tranquilidade para sair atrás no placar, virar, e vencer por 2 a 1, encerrando um jejum de sete anos sem vitórias sobre o rival no estádio municipal.
O nome do duelo foi Luis Fabiano. Depois de perder os últimos seis jogos do São Paulo em decorrência de uma contusão muscular, o atacante voltou ao time para o clássico e foi decisivo, marcando os dois gols. Agora ele tem um histórico de seis gols em seis jogos contra o Corinthians e 22 gols em 27 partidas nesta temporada. É o artilheiro do Brasileirão, com nove gols, empatado com Fred (Fluminense).

O resultado alça o São Paulo a 31 pontos, terminando o primeiro turno do Campeonato Brasileiro no quinto lugar, a quatro pontos do Vasco, o último dentro do G-4, grupo dos quatro primeiros colocados da tabela. Já o Corinthians fica com 24, na 11ª posição.
(Com agência Estado)

Samsung pagará multa de US$ 1 bi por infringir patentes da Apple

 
(Foto: Ahn Young-joon/AP)
O julgamento nos Estados Unidos sobre a Apple e Samsung, que trata de ações de infração de patentes movidas contra as duas maiores fabricantes de smartphones do mundo, chegou ao final nesta sexta-feira (24). Segundo os jurados, a Samsung infringiu ao menos seis  patentes da Apple, que, por sua vez, não violou nenhum dos direitos da empresa coreana. As informações são do Portal G1. A Samsung terá de pagar US$ 1,05 bilhão em danos para a concorrente.
Ainda cabe recurso sobre a decisão e os especialistas procurados pelo G1 estimam que a decisão chegue à Suprema Corte norte-americana.
Na opinião do júri, diversos smartphones e tablets Samsung violaram patentes da Apple relacionadas a funções de tela multitoque, como os gestos para ativar funcionalidades e acionar o zoom na tela. Para os jurados, os aparelhos que violaram os direitos da Apple são, entre outros, os smartphones Galaxy S, Galaxy S II e Nexus S, e os tablets Galaxy Tab e Galaxy Tab 10.1.
A Justiça ainda não decidiu se as vendas dos produtos serão barradas nos Estados Unidos, segundo o G1.
Julgamento
A Apple exigia indenização de US$ 2,5 bilhões à Samsung. A empresa coreana, por sua vez, exigia US$ 399 milhões por infringir patentes de tecnologia de comunicação sem fio, informa o jornal Folha de S.Paulo.
A juíza Lucy Koh havia pedido para as empresas entrarem em um acordo extra-judicial, o que não foi atendido. Houve momentos de tensão ao longo do processo: no dia 16, por exemplo, Koh recebeu uma lista de 20 testemunhas que advogados da Apple tinham a intenção de convocar. “A não ser que você esteja fumando crack, sabe que essas testemunhas não serão chamadas”, disse a magistrada, segundo a Folha.
Redação Época

Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, morre aos 82 anos


WASHINGTON - O astronauta e primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong, morreu neste fim de semana após realizar uma delicada cirurgia em seu coração. O comandante da missão Apollo 11, de 82 anos, sofria com o bloqueio de quatro artérias no coração e não sobreviveu às complicações da operação no órgão vital.
Após o procedimento, realizado no dia 7 de agosto, Armstrong parecia se recuperar bem, segundo conhecidos e familiares. Gene Cernan, o último homem a ir na Lua, em 1972, disse à mídia americana que o amigo passava bem e que os médicos não esperavam problemas na recuperação do astronauta.
Armstrong foi o primeiro homem a pisar no solo lunar, em 20 de julho de 1969. Na missão, realizada pela Nasa, ele disse a frase, que entraria para a História, “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.
O pulso do astronauta estava acelerado em 150 batimentos por minuto enquanto guiava o módulo lunar até a superfície do astro, segundo a Nasa. Na missão, uma cratera - a 48 quilômetros do local de aterrissagem da Apollo 11 - foi batizada em homenagem a Armstrong. Mais de 500 milhões de pessoas assistiram cada instante da chegada da Apollo 11 à Lua.
Antes de fazer parte da Nasa, o americano serviu à Marinha e foi combatente na Guerra da Coreia (1950-1953). Nascido em Wapakoneta, no estado de Ohio, ele estudou engenharia aeroespacial, mas entrou para o serviço militar em 1949. Após a guerra, ele retornou aos EUA e começou a trabalhar como piloto de testes de fabricantes de aeronaves.
Em 1962, a Nasa abriu inscrições para um novo grupo de astronautas e Armstrong logo preencheu o formulário e os requisitos da agência. Em 1966, ele comandou a missão Gemini VII, que realizou a primeira acoplagem em órbita entre naves, mas quase acabou em desastre, após um defeito mecânico em uma das aeronaves.
Depois da missão Apollo 11, Armstrong pegou um trabalho de escritório na Nasa, tornando-se vice-administrador-adjunto para a Aeronáutica na agência de pesquisa avançada e tecnologia. Um ano mais tarde, em 1970, ele virou professor de engenharia na Universidade de Cincinnati, deixando seu cargo na Nasa.
Até os dias finais de sua vida, ele morou em uma fazenda em Cincinnati, no estado de Ohio. Em uma de suas últimas aparições públicas, em Novembro de 2011, ele ganhou uma medalha de ouro dada pelo Congresso dos EUA, juntamente com os colegas da missão de 1969, Buzz Aldrin e Michael Collins.
Um homem reservado
Conhecido por ser um homem tímido e discreto, Neil Armstrong evitava aparições públicas e não gostava de chamar a atenção da mídia. Em 2005, ele ficou aborrecido ao saber que seu barbeiro havia vendido fios de seu cabelo para um colecionador por US$ 3 mil. O homem que comprou os fios não quis devolvê-los, dizendo que ele os havia acrescentado a sua coleção que incluía cachos de Abraham Lincoln, Napoleão, Marilyn Monroe, Albert Einstein e outros.
Apesar de sua natureza reservada, Armstrong certa vez fez um comercial para a fabricante de carros Chrysler. Ele disse ter feito o anúncio por causa da história de engenharia da Chrysler e porque queria ajudar a empresa, que estava com problemas financeiros.
Desde a infância, o sonho de voar
Neil Armstrong nasceu em Ohio, em 5 de agosto de 1930. Ele voou pela primeira vez quando tinha seis anos, ao lado do pai. Aos 16, já pilotava aviões antes de dirigir carros e tinha como herói o aviador americano Charles Lindbergh.
Ele recebeu diversas condecorações por comandar caças da Marinha americana na Guerra da Coreia, o que chamou a atenção dos agentes da Nasa. Ele foi recrutado como membro do Grupo dos Nove, a elite da agência, usada para testar a tecnologia contra as limitações da natureza.
Apesar das grandes habilidades de seus companheiros, seu empenho e paixão o levaram ao comando da Apollo 11, que realizou a promessa de John Kennedy de colocar o homem na Lua antes do fim da década de 60.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/neil-armstrong-primeiro-homem-pisar-na-lua-morre-aos-82-anos-5897896#ixzz24hq8h5BW
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Confira assuntos que podem ser tema da redação do Enem 2012

RIO - Não basta mergulhar nos livros didáticos, decorar regras de acentuação e caprichar na ortografia. Para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 3 e 4 de novembro, é preciso conhecer a fundo assuntos da atualidade. Professores ouvidos pelo Jornal O GLOBO sugerem atenção a tópicos já largamente discutidos neste ano. Segundo eles, entre os temas que podem cair na prova por ganhar relevância recentemente estão: Código Florestalcasamento gaycomportamento jovem nas mídias sociaisbullying e as questões ambientais debatidas durante a Conferência Rio+20.

Os exames de seleção exigem que o aluno seja capaz de transcender a informação: ele deve saber interpretar os fatos, além de relacionar as novidades com o conteúdo aprendido em sala de aula. Em geral, não é preciso decorar nomes, datas e acontecimentos - diz Bruno Rabin, coordenador de português do Colégio e Curso de A_a_Z.
Para o coordenador de português do Colégio e Curso pH, Filipe Couto, a própria matriz de referência do exame já indica como será o tema da prova. Sempre é apresentado um problema, seja de maneira explícita ou implícita, ligado a realidade social, política e econômica do país. Assim, ao contrário de outros vestibulares, é difícil que caia temas relacionados a questões pessoais, como ciúme e vaidade. Na redação, Couto explica que é cobrado um posicionamento crítico do estudantes, além de propostas de intervenção. Pela sua experiência, é difícil prever um tema e a melhor maneira dos vestibulandos se prepararem é estarem antenados nas principais discussões presentes na mídia.
- Os estudantes precisam estar antenados com as grandes discussões do mundo contemporâneo. Em anos passados, já foram abordados sobre a preservação do meio ambiente, trabalho infantil, diversidade cultural, violência, participação política. São todos temas muito presentes na mídia. Quanto mais fontes ele ler sobre esses assuntos, mais recursos terá para construir um posicionamento crítico em relação à questão. Mas é muito difícil acertar qual será o tema - afirma Couto.
Para 2012, ele aponta alguns assuntos mais gerais que podem estar presentes, como o meio ambiente, enfocando neste caso as possibilidades de uma relação mais sustentável entre o homem e a natureza, e os cuidados com a saúde e o corpo, ligados aos grandes eventos esportivos que acontecerão na cidade nos próximos anos.
Não existem provas específicas de atualidades no Enem e nos vestibulares. O que há, de fato, são disciplinas como história e geografia fazendo uso de fatos recentes para abordar o que foi aprendido ao longo da vida escolar. A constante atualização auxilia no desenvolvimento de outra competência exigida pelos vestibulares, e também pelo Enem: a fluência na leitura.
- O Enem traz enunciados longos e cheios de informação. Quem tem a leitura como hábito, faz com mais facilidade, além de dispor de uma concentração mais apurada - afirma Bruno Rabin.
A redação é parte fundamental do Enem, tanto pela característica da proposta quanto pelas polêmicas em torno das notas. A partir deste ano, o Inep, que organiza o exame, promete ser mais criterioso na correção. Nesta edição, os alunos vão ter acesso a correção da prova. Outra alteração foi a redução em cem pontos na diferença máxima que poderá haver entre as notas dadas pelos dois corretores para que o texto siga para um terceiro avaliador. Nos casos em que nem o terceiro corretor consiga chegar a um consenso com os outros dois, a prova será submetida a uma banca examinadora, que dará a nota final.
Os candidato fazem a redação no segundo dia do exame, junto com mais 45 questões de Linguagens e Códigos e outras 45 de matemática. O texto deve ser dissertativo-argumentativo, ter no mínimo 7 e no máximo 30 linhas e não pode fugir do tema.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vestibular/confira-assuntos-que-podem-ser-tema-da-redacao-do-enem-2012-5063790#ixzz24hnvWI3p
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

A greve dos cem dias

Assembleia dos professores da UFRJ decide manter a greve em 17/08/2012 Foto: Divulgação
Assembleia dos professores da UFRJ decide manter a greve em 17/08/2012DIVULGAÇÃO
RIO - Os professores das universidades federais enfrentam a maior greve em 11 anos, deflagrada há 98 dias. Das 59 instituições, 53 estão paradas. Desde 2001, no governo Fernando Henrique Cardoso, uma paralisação dos docentes não atinge tantas universidades por tanto tempo. Separados por mais de uma década, os dois movimentos só têm a longevidade em comum. No passado, os principais motores do movimento eram o arrocho salarial e falta de investimento nas universidades. Agora, a luta é por um novo plano de carreira e por melhores condições de ensino, principalmente nas novas unidades criadas a partir de 2007, dentro do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/a-greve-dos-cem-dias-5894371#ixzz24hmufw6Y
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 
As vagas oferecidas mais que dobraram, e o número de municípios atendidos por universidades ou institutos federais pulou de 114, em 2003, para 237, em 2011. A oferta cresceu, e os problemas acompanharam. Espalham-se pelo país instalações provisórias em contêineres, e faltam laboratórios e material para aulas. Ao mesmo tempo, os professores são uma das poucas carreiras do serviço público que não foram reestruturadas durante o governo Lula.
— As condições de trabalho com o Reuni, em 2007, pioraram muito, porque a contratação de professores não ocorreu no mesmo ritmo da expansão. Houve uma precarização do trabalho docente, há locais onde os professores dividem a mesma sala de aula, não têm laboratórios para desenvolver pesquisas. Sobre esse ponto, o Ministério da Educação (MEC) nem marcou uma mesa de negociação. O governo quer acabar com a greve vencendo pelo cansaço — critica Marinalva Oliveira, presidente do Sindicato Nacional dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Andes).
O governo é duro na negociação e fechou um acordo com o ProIfes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), que representa apenas oito associações de docentes. Pelo texto, os professores receberiam reajustes que variam entre 25% e 40%, parcelados até 2015. Contudo, o aumento tem como salário-base os vencimentos de 2010, e a proposta não considera a inflação.
Para o Andes, haverá perdas salariais, já que o Índice de Custo de Vida (ICV) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) prevê uma elevação de 35,5% no período. Além disso, o aumento mais robusto seria dado aos professores titulares, que são minoria. Já o presidente do ProIfes, Eduardo Rolim de Oliveira, defende o acerto com o governo e alega que foi “a melhor proposta recebida” entre todas as categorias. Para ele, o contexto atual é muito diferente do de 11 anos atrás.
— Antes vivíamos um período de arrocho salarial fortíssimo. De julho de 2010 para cá, temos o melhor salário que já tivemos, está bem menos defasado — diz.
Na quinta-feira, o Andes deu sua última cartada ao fazer uma contraproposta que pede apenas a reestruturação da carreira. Qualquer mudança desse tipo deve ser encaminhada até a próxima sexta-feira para valer a partir de 2013, e o governo não parece disposto a voltar às conversas.
Com a mesa de negociação encerrada pelo MEC e a oposição entre os dois sindicatos, houve uma radicalização do movimento. Mesmo em universidades controladas pelo ProIfes, há casos em que os professores decidiram continuar a paralisação. Assembleias lotadas e votações acirradas colocaram em rota de colisão diferentes visões sobre a luta dos docentes e o próprio modelo de carreira dos professores.
Na UFRJ, estudantes e professores favoráveis à greve chegaram a fechar a entrada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), no Centro, para impedir que as aulas do curso de História fossem retomadas. O professor e historiador Francisco Carlos Teixeira classificou a atitude de “desrespeito”. Para ele, as propostas defendidas pelo sindicato não o representam, assim como diversos outros professores.
— O discurso sindical é de isonomia na carreira, iguala mérito e tempo de serviço. Mas aqui não é o lugar da isonomia. A universidade é um espaço garantido para o mérito e a produtividade. Precisa-se muito de inovação e tecnologia, e um lugar onde as pessoas progridem por tempo de serviço é um desestímulo total.
O professor da Faculdade de Educação da UFRJ, Marcio Costa, também contrário à greve, vai além. Ele diz que é necessário repensar o financiamento e a estabilidade no emprego.
— Sou contra esse modelo de estabilidade no emprego que nós temos, contra um plano de carreira nacional. Isso é um freio para a universidade. Há uma fantasia de se achar que todas as universidades federais no Brasil podem ser de ponta, mas em nenhum lugar do mundo é assim. O orçamento também não devia ser todo de recursos públicos. Quem pode deveria pagar — defende Costa.
Na proposta de carreira do MEC, estão previstas avaliações dos docentes para que haja progressão, e não apenas o tempo de serviço como deseja o Andes. As regras serão definidas por um grupo de trabalho que ainda será nomeado. Para Marinalva, o plano do sindicato torna a carreira mais atrativa para jovens doutores.
— Hoje, dois professores com a mesma função tem uma valorização diferente. Por isso queremos que a passagem entre os níveis tenha o mesmo percentual e a gratificação por titulação seja incorporada ao salário. Hoje, a carreira não atrai os mais jovens. É preciso que, quando ele entrar, saiba onde pode chegar — afirma a presidente do Andes.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/a-greve-dos-cem-dias-5894371#ixzz24hmy9vxf
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Dedo fossilizado em Marte?


Caçadores de Ovnis ficaram estusiasmados após a publicação de uma imagem feita pelo robô Curiosity, enviado pela Nasa para explorar Marte. Muitos viram na imagem o que seria um dedo com aspecto humano fossilizado. Para muitos outros, entretanto, trata-se apenas de uma rocha com um fomato que lembra um dedo.
Um usuário do YouTube publicou um vídeo apontando "imagens estranhas" de Marte, entre elas uma que, segundo ele, mostraria uma espécie de sandália ou sapato:
Outra imagem intrigou os que acreditam em vida fora da Terra: 
O que seriam esses "objetos voadores"? Para especialistas, nada excepcional: apenas pixels com defeito na câmera de Curiosity. 
O robô chegou ao planeta vermelho no início de agosto e passou a mandar imagens do solo alaranjado para a agência espacial americana. 

Curiosity terá missão exploratória de dois anos em Marte. Ele leva equipamento de ponta para investigar se alguma vez houve ou ainda pode haver vida no planeta.

COM GOL AOS 56, CRUZEIRO EMPATA COM GALO EM DIA DE PINTURA DE R49


Sobrou emoção e polêmica no estádio Independência. Transbordou vontade, transpiração e garra, atributos dignos de um grande clássico mineiro. E se faltou um futebol mais técnico, com mais qualidade, valeu a genialidade de Ronaldinho Gaúcho, que com um golaço, deu mostra de que vem reencontrando o seu melhor futebol em Belo Horizonte. E não faltou nem a polêmica: com um gol aos 56 minutos do segundo tempo, em lance que começou em uma falta não marcada de Montillo em Guilherme, o Cruzeiro arrancou um empate com o Atlético-MG por 2 a 2, na noite deste domingo, na última rodada do turno do Brasileirão 2012. O jogo ficou sete minutos parado por causa da quantidade de objetos atirados no gramado pela torcida celeste, única presente no clássico mineiro. Ou seja, por tudo o que aconteceu, o jogaço terá desdobramento durante a semana.
Em uma condição inferior no Brasileirão, os jogadores do Cruzeiro entraram em campo, mais do que por apenas três pontos na tabela, mas para atrapalhar os planos do maior rival, líder absoluto da competição, com uma campanha impecável. Consciente das limitações técnicas, a equipe celeste disputava cada espaço em campo como um 'prato de comida' e abriu o placar com Wallyson. O Atlético-MG, tranquilo, buscava cadenciar as ações e chegar ao ataque com certeza de não correr riscos no contra-ataque, e empatou no fim da etapa inicial, com belo gol de Leonardo Silva.Como o jogo era muito disputado, brigado e, às vezes, até desleal, a torcida cruzeirense entrou na 'pilha' e, no início do segundo tempo, revoltada com a arbitragem do pernambucano Nielson Nogueira Dias, atirou diversos objetos no gramado. Na sequência, Leandro Guerreiro e Bernard foram expulsos. No total, 17.901 torcedores pagaram ingressos para acompanhar a partida e proporcionaram uma renda de R$ 482.270,00. No fim, Pierre também levou cartão vermelho, após falta dura em Montillo. Quando estava com um a menos, Ronaldinho Gaúcho partiu com a bola com velocidade do meio-campo, driblou dois e virou o jogo com uma pintura. Mas nos acréscimos, a Raposa roubou a cena com o empate, seguido de muita reclamação dos jogadores celestes.
Jogadores de Cruzeiro e Atlético-MG discutem no gramado (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Jogadores de Cruzeiro e Atlético-MG discutem no gramado (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
Com o resultado, o Atlético-MG segue na liderança do torneio, com 43 pontos, um a mais que o Fluminense, que tem 42, mas com um jogo a menos, contra o Flamengo, em Volta Redonda. O Cruzeiro, com 28 pontos, está na oitava colocação, sete pontos atrás do Vasco, primeiro time no grupo dos quatro primeiros na tabela.
Na próxima rodada, o Atlético-MG receberá a Ponte Preta, nesta quarta-feira, às 20h30m (de Brasília), no Independência. O Cruzeiro, por sua vez, encara o Atlético-GO, também na quarta, mas às 22h, no Serra Dourada, em Goiânia.

horário eleitoral

Ao contrário do que pensam alguns sobre a chatice e a inconveniência democrática da propaganda gratuita na tv, aqui incluido este blogueiro, o horário eleitoral na TV e no rádio deve ser mantido, diz a maioria dos entrevistados de pesquisa Datafolha realizada na semana passada, em São Paulo. Sondagens feitas em Curitiba dão resultado parecido. A maioria da população aprova o horário eleitoral.
De acordo com o levantamento de SP, 64% da população pensa que a publicidade eleitoral deve continuar de algum modo. Esse índice se divide entre os 30% que avaliam que ela deve ficar como está e os 34% que afirmam que o modelo deve ser repensado. Outros 32% sugerem que o espaço seja extinto.
A pesquisa mostra ainda que 57% dos ouvidos declaram que assistirão ao programa. A maioria (62%) diz que o horário eleitoral influenciará na definição de seu voto.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Em dia de homenagens, Barça perde para Sampdoria em 'volta ao passado


A estreia no Campeonato Espanhol aconteceu no domingo,o Superclássico contra o Real Madrid pela Supercopa será na quinta, mas o Barcelona tratou de movimentar o seu torcedor neste pequeno intervalo. Em um dia de homenagens aos 20 anos da conquista europeia de 1992 - a primeira das quatro do clube -, os catalães perderam nesta segunda-feira, por 1 a 0, justamente para o Sampdoria, adversário da ocasião no lendário Wembley. Dessa vez o troféu em jogo era o Joan Gamper, tradicional de início de temporada. E o time que pisou no Camp Nou era formado basicamente por reservas, o que deixou o resultado final em segundo plano.
Danielle Gastaldello, do Sampdoria, levanta Troféu Joan Gamper (Foto: AP)Danielle Gastaldello, do Sampdoria, levanta o Troféu Joan Gamper (Foto: AP)





Na verdade, os titulares também entraram uniformizados no gramado. O Barcelona aproveitou a ocasião para também apresentar o seu elenco principal para a temporada. Lionel Messi, é claro, estava lá, assim como o francês Eric Abidal e o espanhol Marc Muniesa - este último de muletas, já que se recupera de uma cirurgia.
O volante Alex Song, ex-Arsenal e apresentado nesta segunda, também marcou presença ao lado do antigo e atual companheiro Cesc Fàbregas. Depois, somente Afellay e David Villa seguiram para a partida recheada de jovens pelo lado blaugrana. Na equipe italiana, o argentino Maxi López, ex-Grêmio, foi titular. O italiano Roberto Soriano marcou o único gol da partida.
Volta ao passado
Eric Abidal Barcelona apresentação (Foto: EFE)Eric Abidal vestiu o uniforme do Barcelona (EFE)
Antes de a bola rolar, os campeões em 1992 receberam saudações da torcida e da equipe principal no gramado. Não estiveram presentes dois nomes importantes daquela equipe: o ex-técnico Johan Cruyff e o ex-meia Josep Guardiola, treinador do clube entre 2008 e 2012 e agora substituído por Tito Vilanova. O placar do estádio mostrou imagens com os melhores lances da final da Copa dos Campeões da Europa (antigo nome da Liga dos Campeões), inclusive o gol do zagueiro holandês Ronald Koeman, na prorrogação.
Além do autor do gol do título, estiveram na festa o búlgaro Hristo Stoichkov, Albert Ferrer, José Mari Bakero, Miquel Àngel Nadal, Andoni Zubizarreta, Eusebio Sacristán, Guillermo Amor, Andoni Goikoetxea, Juan Carlos, Carlos Busquets, entre outros, além de membros da equipe técnica como Carlos Rexach.
O Barcelona conquistou o primeiro título europeu em 20 de maio de 1992, contra a Sampdoria que tinha em seu elenco o brasileiro Toninho Cerezo. Agora, 20 anos depois da conquista, o clube convidou o rival para celebrar o aniversário da conquista na 47ª edição do Troféu Joan Gamper.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Banco Central não ajuda o Ministério Público

Quando a Justiça autoriza a quebra de sigilo bancário de alguém que está sendo investigado pelo Ministério Público, cabe ao Banco Central enviar uma comunicação à instituição financeira que deve fornecer os dados. Até aí, tudo bem. Acontece que os procuradores da República ficam a ver navios quando os bancos não enviam as quebras. Ao reclamar com o Banco Central e pedir que alguma providência seja tomada para impedir que os crimes investigados prescrevam, o BC tem respondido via ofício aos procuradores que nada pode fazer além de reforçar o pedido aos bancos e seguir esperando um momento de boa vontade.

Relator do mensalão vota pela condenação de 4 réus por desvios no BB

Joaquim Barbosa viu crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Relator votou também pela absolvição do ex-ministro Luiz Gushiken. Do G1, em Brasília: O relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, votou nesta segunda-feira (20), durante julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), pela condenação do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Ele também condenou, em seu voto, Marcos Valério e seus sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach nos crimes de corrupção ativa e peculato. Joaquim Barbosa votou ainda pela absolvição do ex-ministro da Secretaria de Comunicação Luiz Gushiken “por falta de provas”. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, havia pedido a absolvição nas alegações finais.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Francischini diz que ficou com o lado do bem

O prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição recebeu nesta quinta-feira, 9, o apoio do deputado federal Fernando Francischini e do deputado estadual Kiélse Crisóstomo, fundadores do Partido Ecológico Nacional (PEN).  O apoio foi oficializado no Comitê da rua Comendador Fontana, às 12h15, com a presença do prefeito Luciano Ducci.
Francischini afirmou ter aguardado a eleição dentro do seu partido e a decisão de qual candidato receberia o apoio do PEN. “Eu fiz uma mudança partidária e não de grupo. Nunca saí de onde estou e Curitiba precisa de um prefeito como você, Luciano Ducci”, afirmou Francischini, que contou que nunca deixou de conversar com o governador Beto Richa que é, para ele, a principal referência política no Paraná.
“Este apoio vem somar muito à nossa campanha. O deputado Francischini já fez parte da nossa equipe, fez um grande trabalho na secretaria municipal Antidrogas e dá uma grande contribuição na Câmara Federal defendende recursos para a cidade”, disse Luciano Ducci.

O PEN também vai colaborar com o Plano de Governo, principalmente nos projetos relacionados ao combate às drogas e ao meio ambiente. “Só reforço aqui meu apoio ao candidato que tem um plano para a família de Curitiba”, destacou Kiélse.


Ataque de nervos


Tem gente à beira de um ataque de nervos. Vem aí o Ibope e a inevitável comparação com a pesquisa anterior do mesmo instituto que dirá quem subiu, que caiu ou quem estacionou. Para que se tenha uma ideia, o último Ibope de Curitiba deu:
Gustavo Fruet (PT/PDT), 26%,
Ratinho Junior (PSC), 24%,
Luciano Ducci (PSDB/PSB),16%,
e Rafael Greca (PMDB), 7%.

Lula e Dilma batem boca por causa de greves e CUT

O clima esquentou entre Lula e Dilma. A coluna Painel da Folha de S. Paulo desta quinta-feira, 9, diz que ”Dilma falou cobras e lagartos para Lula sobre a CUT, que considera responsável pela greve generalizada do funcionalismo. E recusou conselhos para receber os grevistas. Nem os ministros palacianos estão autorizados a negociar”.

Na mesma edição, a colunista Mônica Bergamo confirma que ”Dilma falou mal das centrais sindicais a Lula. Reclamou da irresponsabilidade e afirmou que, com as ameaças generalizadas de greve, estava sendo obrigada a endurecer”.

“Já dirigentes de centrais falaram mal de Dilma para Lula. E até integrantes do governo procuraram recentemente o ex-presidente pedindo que ele amoleça o coração da sucessora. Argumentam que o movimento sindical é uma das bases do governo”, escrebe Mônica Bergarmo.

Respeito aos idosos, diz Ratinho Jr


 “A experiência conta muito e podemos aprender mais facilmente com quem já adquiriu conhecimentos na vida”, costuma dizer o candidato. No início da tarde desta quarta-feira Ratinho Junior teve a oportunidade de confraternizar com um grupo de mulheres da “melhor idade”.
Ao grupo, Ratinho Junior expôs seu Plano de Governo e destacou a sua preocupação e atenção para combater a violência familiar, em especial contra mulheres, crianças e idosos. “Eu conto com o engajamento das pessoas da melhor idade na busca das melhores soluções para  a promoção da paz em Curitiba”, destacou.
“Foi uma festa para este grupo de mulheres poder conhecer um jovem tão competente, batalhador, lúcido e preparado para assumir funções de tanta responsabilidade como a de legislador e de administrador de uma cidade como Curitiba”, disse José Augusto Soavinski, um dos líderes do grupo e que também pleiteia uma cadeira na Câmara Municipal, pela Coligação Curitiba Novas Ideias.

A bomba virou traque


A imprensa nativa passou a manhã a esperar pela grande bomba prometida por Gustavo Fruet contra Luciano Ducci. Algo, no mínimo, do alcance da bomba que destruiu Hiroshima e Nagazaki em 1945. Ou com o alcance e o estrondo da explosão do Cracatoa. Qual o que. A bomba virou traque. Nenhuma denúncia calçada em fatos obejtivos, apenas suposições a partir de vídeo e fotografias expostas segundo a livre interpretação do candidato do PT e do PDT.
Agora a vida segue. O mundo gira, a Lusitana roda, assim caminha a humanidade enquanto espera a divulgação das próximas pesquisas. Tudo o mais é pura cascata. Ou cachoeira.

Senadores em polvorosa

Ilimar Franco, O Globo
Senadores e ex-senadores que deixaram o mandato nos últimos cinco anos foram surpreendidos com uma notificação da Receita Federal pedindo esclarecimentos sobre o uso da verba indenizatória dos gabinetes. Esse dinheiro serve para custeio e não é tributável. Mas a Receita entende que esses gastos poderiam ser passíveis de tributação.
Os senadores estão irritados. Consideram tratar-se de falta de respeito com a instituição. Eles dizem que a Receita deveria ter feito um pedido de informação à mesa diretora. Os partidos cobram esclarecimentos do Planalto. Querem saber se a presidente Dilma sabe da ação da Receita.

Beto Richa incentiva ampliação de fábrica de equipamentos elétricos



O governador Beto Richa assinou, no Palácio Iguaçu, protocolo de intenções para enquadrar o investimento da Schneider Electric do Brasil no programa Paraná Competitivo. A empresa, que desenvolve produtos de alta tecnologia para redes de distribuição de energia, vai investir R$ 2,5 milhões na ampliação da planta industrial que mantém em Curitiba, no bairro Xaxim.

“É mais um importante investimento que gera riquezas e oportunidades de emprego. A Schneider é uma empresa que desenvolve alta tecnologia e tem qualidade reconhecida internacionalmente”, disse o governador. Richa classificou o investimento como resultado do ambiente favorável proporcionado por um governo estável, com segurança jurídica e comprometido com o apoio ao setor produtivo.
O governador disse que o compromisso de seu governo é investir na industrialização com geração de empregos. “O Paraná ficou anos sem receber investimentos importantes por falta de interesse e de cooperação do Poder Público. Agora, temos um governo que é amigo do produtor”, disse Richa. Ele lembrou que o Paraná Competitivo já assegurou investimentos de R$ 18 bilhões e a criação de 80 mil empregos.
CONTRAPARTIDA – A empresa se compromete a concentrar suas exportações e importações nos portos e aeroportos paranaenses e a reinvestir 3% dos valores dos incentivos concedidos em ações sociais para o desenvolvimento do esporte, da cultura e da saúde. Serão investidos ainda mais R$ 100 mil para capacitação técnica e profissional da mão de obra.
A Schneider atua em automação e controle, sistemas de instalação elétrica e infraestrutura em várias áreas (petróleo, saneamento, hospitais, energia, mineração, indústria naval e automotiva). A empresa está presente em 130 países com 100 mil funcionários. No Paraná, a Schneider está há 10 anos e emprega cerca de 80 funcionários com grande capacitação técnica em eletricidade. Serão gerados, com a expansão da fábrica na capital, 21 empregos diretos. A empresa estima que, a partir do terceiro ano, o faturamento chegue a R$ 170 milhões.
AUTOMAÇÃO – De acordo com Sérgio Lima, diretor executivo da Schneider Electric do Brasil, o desenvolvimento econômico do Brasil exige investimentos em automação das redes de distribuição de energia. “Um mercado que está crescendo e que exigirá mais investimentos nos próximos anos”, afirmou. Entre os serviços que a empresa oferece ao mercado brasileiro estão câmeras de segurança de alta definição e sistemas de sinaleiros inteligentes.
Sérgio Lima garante que a escolha do Paraná para receber o investimento seguiu critérios de qualificação profissional e incentivos do Estado. “O Paraná é dinâmico e oferece ao setor produtivo oportunidades de crescimento e profissionais com qualificação técnica. É principalmente por essa razão que a Schneider escolheu esse Estado”, afirmou o diretor. Entre as empresas que a Schneider presta serviços está a Copel e a Renault.

De testemunha a investigada


Chico de Gois, O Globo

Depois de um pouco mais de uma hora de depoimento, grande parte do qual numa sessão secreta, a ex-mulher de Carlos Cachoeira, Andréa Aprígio, saiu da CPI nesta quarta-feira na condição de investigada, segundo o relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG).
- Ela entrou como testemunha e saiu como investigada – afirmou ele em entrevista.