segunda-feira, 30 de julho de 2012

Coritiba se prepara para rever o Grêmio

Depois vencer o Grêmio no último sábado pelo Campeonato Brasileiro, o Coritiba volta a enfrentar os gaúchos amanhã, desta vez pela primeira fase da Copa Sul-Americana. O jogo está marcado para as 21h15, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
“Sabíamos que não poderia ser diferente, não poderíamos perder uma sequência como essa. Temos um grupo forte, qualificado, não tinha como priorizar uma competição ou outra. E agora queremos começar bem na Sul-Americana, que é uma competição muito interessante”, comentou o zagueiro Pereira, após a partida do fim de semana.
Embora satisfeito com o resultado, o zagueiro mostrou preocupação com a bola parada, principal arma gremista nesta temporada. Foi com esta jogada, inclusive, que nasceu o gol do Grêmio no Couto Pereira. As trocas de passe do Coritiba também es­­barraram na forte marcação dos gaúchos, cenário que não deve ser muito diferente em Porto Alegre.
Para amanhã, o técnico Mar­­celo Oliveira terá alguns desfalques. Sérgio Manoel sentiu o joelho esquerdo no jogo do sábado e por enquanto é dúvida. Também lesionados, Rafinha e Anderson Aquino devem ficar no departamento médico até a semana que vem. O lateral Jonas não jogou contra o Grêmio e deve se transferir para o Vasco.
A partida de volta diante dos gaúchos ocorre só no final de agosto. Antes disso, pelo Brasileiro, o Coritiba terá pela frente Fluminense, Atlé­­tico-MG, Corinthians, Vasco e Cruzeiro.
Tcheco
Uma homenagem ao meia Tcheco (foto) foi programada para antes do duelo em Porto Alegre. O jogador do Coritiba, que anunciou sua aposentadoria dos gramados no último dia 18, também teve uma passagem importante pelo clube gaúcho.
O jogador pediu um gesto simples – como o pontapé inicial, por exemplo – e que terá uma versão no jogo da volta, no Alto da Glória, quando ele se despedirá da torcida alviverde. Tcheco continua­­rá trabalhando nos bastidores do Coxa.

Matemática aflige Atlético na Segundona

Após novo tropeço, desta vez diante do Guarani, em Campinas, a ordem no Atlético é a recuperação. De preferência, o mais rápido possível. Só que além dos resultados insatisfatórios, os números estão jogando contra o time do técnico Jorginho. Com 17 pontos, o Rubro-Negro tem um aproveitamento de 43,6%, muito abaixo do necessário para conseguir subir para a Série A.
O Goiás, primeiro time do G4, somou 64,1% dos pontos disputados até aqui. Isso significa que o Furacão vai precisar fazer o que não fez até agora: conquistar perto de 60 pontos nas próximas 25 partidas – aproveitamento de campeão, de cerca de 80%. Isso na pior das hipóteses, já que nos últimos anos, os quartos colocados na Segundona tiveram uma média 55% dos pontos.
Nesse caso, seriam necessários mais 41 pontos (61%). Algo bem mais ao alcance.
A busca por esse rendimento-alvo, segundo o volante Derley, tem de começar logo, antes que seja tarde.
“Se demorarmos para chegar no G4, as coisas vão piorar e ele vai ficar ainda mais distante. Por isso precisamos vencer de qualquer jeito o Guaratinguetá”, disse. A partida é amanhã, às 21h50, no interior paulista.

Tricolor recobra o otimismo

A quatro pontos do G4, o Paraná não faz questão de esconder a onda de otimismo que a vitória sobre o Ceará deixou. Mesmo admitindo que a partida contra o Vozão só não foi pior em desempenho do que o confronto contra o Goiás, pela segunda rodada, o técnico Ricardinho (foto) foi taxativo ao avaliar o próprio trabalho no comando paranista. “O brilho voltou. Toda vez que eu chego à Vila [Capanema] e vejo o brilho no olhar do torcedor, já encontro a resposta para o nosso trabalho”, avalia.
Os obstáculos, evidenciados pelo atraso nos salários de funcionários do clube — fato confirmado pelo treinador —, não impedem que o elenco se mantenha focado em campo, principalmente nos jogos disputados na presença do torcedor. “Quando você tem dificuldade, você precisa sobrepor isso com determinação”, discursa Ricardinho.
A lição, de acordo com o técnico, foi aprendida durante o jogo difícil contra o Ceará, no último sábado. Pressionado pelo meio de campo marcador, o Tricolor suportou a pressão e converteu uma das poucas chances que teve na primeira etapa de jogo. “Tivemos brio e espírito para vencer”, completa o comandante.s 21h50, no interior paulista.

São José dos Pinhais encerra fóruns e define rumos da Cultura até 2022


Os dois últimos de uma série de oito Fóruns Setoriais da Cultura, divididos em quatro finais de semana, foram realizados pela Prefeitura de São José dos Pinhais na tarde deste sábado (28). Os temas abordados foram Manifestações Populares e Artesanato.
O principal objetivo dos fóruns setoriais é envolver artistas, produtores, conselheiros, gestores e outros atores do setor cultural na elaboração das políticas públicas de cultura em São José dos Pinhais. Os participantes dos fóruns expõem suas propostas dentro das oito áreas artístico-culturais (Teatro e Manifestações com Bonecos; Artes Visuais; Música; Dança; Leitura, Livro e Literatura; Patrimônio Cultural, Material e Imaterial; Manifestações Populares; e Artesanato), que irão embasar o Plano Municipal de Cultura. O instrumento irá nortear a área nos próximos 10 anos.
Fórum Setorial de Manifestações Populares.Para o conselheiro de Manifestações Populares, Geraldo Xisto Gonçalves, mais conhecido como Mestre Kunta, a realização dos fóruns é de suma importância para o desenvolvimento da área de cultura em São José dos Pinhais. “Pela primeira vez a comunidade e os artistas, que são os que realmente estão interessados, estão participando desse processo. Antes essa “mesa de negociação” era restrita ao poder público”, afirma. “Entre as várias propostas que serão apresentadas para a área de manifestações populares está levar a capoeira e a cultura afro e afrobrasileira para as escolas”, conta Mestre Kunta.<br />A conselheira de Artesanato, Marcela Silvério, ressalta que uma das finalidades do fórum é envolver as pessoas na elaboração de propostas para a área. “O intuito é que eles pensem e ajudem a formatar uma proposta dentro do artesanato, para que ele tome corpo e a cara de São José dos Pinhais”, afirma. “Seria fácil sentar e elaborar algo na própria Secretaria, mas queremos que os cidadãos tragam as suas necessidades”, destaca Marcela, que também é chefe de divisão na Secretaria Municipal de Cultura.<br />Desde janeiro deste ano, São José dos Pinhais faz parte do Sistema Nacional de Cultura, e para isso deve cumprir vários pré-requisitos para garantir apoio e investimentos do Governo Federal. Este ano foram realizados o Fórum Municipal e a Conferência Municipal de Cultura, onde foi eleito o novo Conselho de Cultura.

Sindifisco denuncia Brasil à OIT

O Sindicato Nacional dos auditores da receita Federal vai denunciar o governo federal à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Organização Mundial das Aduanas (OMA/WCO) alegando os instrumentos administrativos ferem direitos trabalhistas e a legislação aduaneira com a edição do decreto presidencial que libera mercadorias ao importador caso haja demora nos serviços aduaneiros. O Sindifisco também questiona a portaria número 260 que abre a porta para o contrabando e o tráfico ao facilitar a entrada de mercadorias sem a fiscalização adequada.O Sindifisco também questionará o decreto e a portaria na Justiça brasileira. Tanto o decretop quanto a portaria são instrumentos utilizados pelo governo para driblrar a Operação Padrão, protesto realizado por auditores fiscais nas aduanas dos portos e aeroportos para forçar o atendimento das reivindicações salariais.

Andressa Mendonça é conduzida à PF suspeita de tentar corromper juiz

Foto: Sergio Lima/Folhapress
A Polícia Federal cumpriu na manhã desta segunda-feira (30) mandado de condução coercitiva expedido pela Justiça Federal em desfavor de Andressa Alves Mendonça, atual companheira de Carlinhos Cachoeira, apontado como o líder de organização criminosa de jogos ilegais investigada na Operação Monte Carlo. Também foi expedido mandado de busca e apreensão em sua residência.
A suspeita é de que Andressa teria tentado corromper o juiz Alderico Rocha Santos, que julga o processo no qual Cachoeira é réu, para que o magistrado decidisse favoravelmente ao seu companheiro. Segundo a PF, ela teria incorrido no artigo 333 do Código Penal, que trata do crime de corrupção ativa.
Andressa chegou à sede da Polícia Federal por volta de 9h30 e continua sendo ouvida às 10h. Com ela, foram recolhidos dois computadores, documentos e dois tablets, que vão ser periciados. Os próximos procedimentos vão depender das declarações e, posteriormente, da oitiva do juiz Alderico Rocha Santos.

Ducci terá que readequar publicidade nos veículos de campanha

A Justiça Eleitoral determinou que as Kombis utilizadas na campanha do candidato à reeleição, prefeito Luciano Ducci, tenham a plotagem do veículo adequada ao que diz a lei 9.504/97 sobre propaganda eleitoral. A Coligação Curitiba Sempre na Frente tem até o final da tarde de hoje para a adequação dos veículos. O não cumprimento da determinação judicial implica no recolhimento dos veículos.

Primeiro debate de Curitiba

Na quinta, dia 2, o primeiro debate entre candidatos a prefeito de Curitiba. Ratinho Jr, Luciano Ducci, Gustavo Fruet, Rafael Greca e Bruno Meirinho estão escalados, segundo a Band TV. Avanilson Araujo e Alzimara estão fora. A justificativa, antiudemocrática, é o de que os partidos dos dois não tem representação no Congresso.
Será às 21h45. Em cinco blocos.

STJ anula processo contra Requião

Pois, pois, assim Requião escapa por decurso de prazo. A denúncia vai prescrever. O STJ anulou a denúncia criminal feita pelo Ministério Público Federal à Justiça Federal contra cinco pessoas acusadas de envolvimento no caso da empregada da família do então governador Roberto Requião, do PMDB, que recebia como funcionária fantasma na Assembleia Legislativa do Paraná nos anos 2000 e 2001.

Prefeitura deve assumir responsabilidades de segurança, diz Greca

“A prefeitura precisa tomar parte nas ações visando a segurança pública de Curitiba”. A afirmação é de Rafael Greca, candidato do PMDB. “Não é aceitável deixar essa responsabilidade apenas ao Estado. É necessário que a prefeitura assuma um papel efetivo”, frisou.
Ele propõe dobrar o número de guardas municipais nas ruas de Curitiba e acabar com os becos. “Nosso plano envolve questões estruturais, como dobrar o efetivo da Guarda Municipal, além de ações como intervenções urbanas, como o fim das ruas sem saída e criação de módulos de segurança em todos os bairros”, disse.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Serra lidera em São Paulo

Do Valor Econômico:
A primeira pesquisa de intenção de voto depois de definidos os candidatos para a Prefeitura de São Paulo mostra que o principal beneficiado com a desistência do vereador Netinho de Paula (PCdoB) foi Fernando Haddad (PT), escolhido por 9,5% dos entrevistados em pesquisa do Instituto Veritá. José Serra (PSDB) é líder isolado, com 31,4% dos votos, seguido por Celso Russomano (PRB), que tem 17,7%.

Manuela lá

A candidata do PC do B em Porto Alegre,Manuela D’Avila, está em primeiro lugar na disputa, com 38.6% das intenções de voto. Passou José Fortunati, PDT, (33.6%) e ficou lá longe do petista Adão Villaverde,do PT,na rabeira, com 7.4%. A pesquisa foi feita pelo Instituto Methodus, espécie de Paraná Pesquisas dos gaúchos, e devidamente registrada no TRE.
Como se sabe, Manuela D’Avilla e Ratinho Junior, PSC, e apoiado pelo PC do B, têm um acordo bilateral de ajuda mútua nessa campanha.

Gleisi e Richa, na segunda

Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil de Dilma Rousseff, encontra Beto Richa na segunda em cerimônia, às 11h00, no Palácio Iguaçu. É a assinatura de Acordo de Cooperação e Parceria (ACP) do governo federal com o governo do Paraná para acelerar a fila do programa “Minha Casa, Minha Vida” no Estado.
O ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, a direção da Caixa Econômica Federal e a Companhia Paranaense de Habitação (Cohapar) estarão no evento.

Paraná debate dívida entre Badep e BNDES


A renegociação da dívida entre o Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep), que está em processo de liquidação, e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) foi tema de audiência na sede do BNDES nesta quarta-feira (18) no Rio de Janeiro. Discutiram o assunto o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros, o liquidante do Badep Fabio Losso, o presidente do BNDES Luciano Coutinho e Cláudia Prates superintendente da área de crédito do BNDES.

TRE libera o site assuntolivre.com


O TRE-PR cassou na tarde desta quarta-feira, 18, a liminar que proibia o site assentolivre.com que fora concedida pela 3ª Zona Eleitoral de Curitiba por propoaganda eleitoral antecipada e multa de R$ 10 mil. A decisão do TRE absolveu Arlete Rosa e o site assuntolivre.com.

“É o ex-presidente Lula quem está sendo julgado no caso do Mensalão” afirma aliado do governo



Do alto de sua experiência como advogado, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) raciocína da seguinte forma a respeito do julgamento do Mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF):
Se a defesa centrar a sua argumentação em que, na verdade, quem está sendo julgado é o ex-presidente Lula, há grandes chances de o grupo sair inocentado ou com penas muito baixas.
– Uma coisa é certa, não será um resultado apertado. Os ministros do Supremo, nesses casos, costumam decidir quase que por consenso. É uma forma de proteger a instituição — afirma o deputado.

Anatel decide suspender vendas de Claro, Oi e TIM

Da Folha de S. Paulo:
A Anatel decidiu suspender a partir desta quarta-feira a venda de chips de três das maiores operadoras de telefonia móvel do país: TIM, Oi e Claro.
Somadas, as três empresas têm cerca de 70% do mercado de telefonia móvel no país.
Folha apurou que as vendas ficarão interrompidas até que elas apresentem um plano de investimento para os próximos dois anos, com metas para resolver problemas na qualidade dos serviços prestados aos consumidores.

Deputado quer carinho


Os líderes da base aliada mobilizaram as bancadas para aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, mas entraram em recesso reclamando (para variar) de Ideli Salvatti.

Juíza esclarece: não proíbe festas religiosas, apenas recomenda que não sejam realizadas

A juíza Deisi Rodenwald, da 29ª zona eleitoral de Imbituva, esclarece em nota distribuída agora há pouco pelo TRE-PR que “apenas recomenda que não sejam realizados eventos abertos ao público em geral durante o período eleitoral nas cidades de Imbituva, Ivaí e Guamiranga”.

Polícia divulga balanço do 1º dia da UPS na CIC


Policiais realizaram menos abordagens devido ao mau tempo.
Após 24 horas do início da implantação das Unidades Paraná Seguro (UPS) nas vilas Sabará, Verde, Sandra e Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a Polícia Militar divulgou os primeiros números da operação. Apesar do mau tempo, 323 pessoas foram abordadas pela PM.
Durante o primeiro dia de UPS na CIC dois veículos foram apreendidos e uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma. Além disso, um veículo roubado no boqueirão foi recapturado.

24 mil estão sem aula por causa de greve na UEM

Da :
Aproximadamente 24 mil estudantes da UEM – Universidade Estadual de Maringá – estão sem aula por causa de uma paralisação de servidores e técnicos da instituição. Os trabalhadores pedem revisão no Plano de Carreira, Cargos e Salários. Amanhã, as atividades da UEM devem voltar ao normal. No entanto, os servidores já sinalizaram que podem apresentar um indicativo de greve no início de agosto.

Datafolha vem aí

Amanhã e sexta feira o Datafolha colhe a opinião de eleitores curitibanos sobre a disputa da prefeitura. Deve divulgar o resultado no sábado ou no domingo. Serão ouvidos 800 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Pesquisa encomendada pela Folha de SP e pela RPC/Gazeta do Povo.

Virou o pé

Na entrevista de ontem para o programa Conversa Especial da ÓTV, o prefeito Luciano Ducci quase repetiu, sentado, a foto que celebrizou as indefinições do ex-presidente Jânio Quadros. De pés trocados, mas assertivo nas respostas, Luciano disse que em 8 anos abriu mais de 19 mil vagas, e vai antecipar em quatro anos a meta do MEC de colocar metade das crianças em creches. A foto é do mestre Orlando Kissner.

Aldo vai ‘nacionalizar’ as olimpíadas

Do Claudio Humberto:
O ministro Aldo Rebelo (Esporte) revelou nesta quarta-feira (18) que o governo quer nacionalizar as Olimpíadas de 2016, que terá como sede o Rio de Janeiro. Desta forma, os materiais esportivos deverão ser comprados em várias partes do Brasil. Segundo o ministro, a ideia é que todas as regiões brasileiras saiam beneficiadas com os jogos.
“Temos um plano de nacionalização das Olimpíadas”, revelou. “falo da compra de equipamentos, máquinas e serviços a partir de fornecedores nacionais, de valorização do nosso conhecimento, da nossa cultura, da construção de equipamentos esportivos em todo o território nacional”, completou.

Curitibano pede mais polícia nos bairros

Policiais organizados para instalação da UPS na CIC. (Foto: Jonathan Campos/Agência Gazeta do Povo)
Um dos objetivos da Unidade Paraná Seguro (UPS) é reforçar as ações de policiamento comunitário e garantir presença constante da polícia perto do cidadão. Pontos esses em que os curitibanos têm demonstrado descontentamento. Segundo levantamento doInstituto Paraná Pesquisas finalizado em julho, 60% dos curitibanos estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o policiamento no bairro onde moram. Entre os entrevistados, 37% disseram ver carros de polícia circulando no bairro apenas uma vez por semana.

Justiça impugna coligação e PMDB fica sem vice em São José dos Pinhais

Da Joice Hasselmann:
O juiz eleitoral da 8ª Zona, Ricardo Augusto Reis de Macedo, suspendeu o registro da candidatura da coligação PMDB-PV em São José dos Pinhais. A decisão liminar acatou pedido do presidente da executiva municipal do Partido Verde (PV) de São José dos Pinhais, Gelcines Rodecz, e do 1º vice-presidente, Paulo Roberto Della Giacomo, que exigia a manutenção do apoio à chapa do prefeito e candidato à reeleição Ivan Rodrigues definida em convenção oficial da executiva municipal do PV em 23 de junho.

Julgamento de quarto acusado do assassinato de Bruno Strobel é adiado



Foi adiado o julgamento do supervisor da empresa de segurança Centronic, Ricardo Reysel. Ele é um dos envolvidos no caso da morte do estudante Bruno Strobel. O rapaz teria sido morto, por um funcionário da empresa, após ser flagrado quando pichava um muro. O julgamento foi adiado porque a defesa quer ouvir um médico legista que não está hoje em Curitiba. Segundo o advogado da família de Bruno Strobel, Rafael de Melo, esse tipo de adiamento é normal por causa da quantidade de acusados e também pela quantidade de provas que o caso tem.

Justiça impugna coligação e PMDB fica sem vice em São José dos Pinhais

O juiz eleitoral da 8ª Zona, Ricardo Augusto Reis de Macedo, suspendeu o registro da candidatura da coligação PMDB-PV em São José dos Pinhais. A decisão liminar acatou pedido do presidente da executiva municipal do Partido Verde (PV) de São José dos Pinhais, Gelcines Rodecz, e do 1º vice-presidente, Paulo Roberto Della Giacomo, que exigia a manutenção do apoio à chapa do prefeito e candidato à reeleição Ivan Rodrigues definida em convenção oficial da executiva municipal do PV em 23 de junho.
A liminar impugnou a reunião do PV de 30 de junho, realizada sem prévia comunicação oficial e onde estiveram ausentes os membros da executiva municipal vigente. Neste encontro, formou-se “coligação” com o PMDB, no qual o PV indicaria Marcos Vieira como candidato a vice na chapa de Rocha Loures. Os organizadores afirmaram que o evento dava continuidade à convenção oficial do partido, que aconteceu no dia 23 de junho.
De acordo com a ação ajuizada, a afirmação constitui uma farsa, uma vez que no dia 23 de junho foram encerrados todos os temas – foi definida a chapa de vereadores e formada coligação com o Partido Social Democrático (PSD) pela eleição de prefeito de São José dos Pinhais, representada pelo candidato Ivan Rodrigues.
A decisão da 8ª Zona Eleitoral de São José dos Pinhais foi de suspensão dos efeitos da ata da reunião realizada no dia 30 de junho e o cancelamento do pedido de registro de candidatura da coligação São José – A Cidade Que Sonhamos (PV e PMDB).
O Ministério Público também se pronunciou em virtude do que os autores de ação chamaram de fraude. cometida por alguns membros do Partido Verde. De acordo com a análise do órgão, “os fatos relatados, em confirmados, são da maior gravidade, merecendo especial atenção por parte dos autores responsáveis pela organização, fiscalização e controle da festa da democracia”.
O promotor Divonzir José Borges declarou-se a favor da concessão de liminar suspendendo os efeitos da convenção do dia 30. Segundo o parecer do Ministério Público, “práticas desse jaez (caráter), como relatadas na peça impugnatória, não se coadunam com os pressupostos básicos do Estado Democrático de Direito, posto inadmissível buscar-se legitimação para o poder político à capucha (em segredo), à sorrelfa (dissimulação silenciosa), embuçado sob o capuz de disfarces, aleivosias (deslealdade), lorotas e chicanas (trapaça) que é a forma mais grave de proceder. Nenhum poder político se legitima se não for resultante da outorga de quem o confere mediante transparente e lícito jogo democrático”.
Segue abaixo cópia do despacho do juiz que concede a liminar:

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Derosso: “Relações com o PSDB acabaram”

Antônio More/ Gazeta do Povo /
João Cláudio Derosso, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Curitiba. Foto: Antonio More/Gazeta do Povo.
De Rogerio Waldrigues Galindo, Gazeta do Povo:
João Claudio Derosso está pela primeira vez sem mandato depois de 24 anos. No dia 7 deste mês, perdeu a cadeira na Câmara de Curitiba para Maria Goretti (PSDB). A nova vereadora alegou à Justiça Eleitoral que Derosso tinha ferido a fidelidade partidária ao se desfiliar do PSDB. A saída da Câmara se tornou o ponto final em uma série de derrotas de Derosso desde o ano passado: após ser acusado de irregularidades na gestão de contratos de publicidade, o ex-presidente da Câmara perdeu o comando do Legislativo, teve de sair do partido para evitar a expulsão e acabou perdendo a chance de se reeleger – não havia mais tempo hábil para se filiar a outra legenda. Na semana passada, Derosso aceitou falar à Gazeta do Povo sobre a sua situação e sobre a Câmara. Veja os principais trechos da entrevista:
Na atual legislatura houve muitas denúncias contra vereadores, mas nenhum foi punido pela Câmara. O senhor acredita que isso se deve a um corporativismo?
Não. A Gazeta do Povo me denunciou e até agora não foi provado nada. Eu sou o único que está sendo crucificado por suposição. Na CPI da Câmara tivemos brigas homéricas. Não existe corporativismo. Muitos que atiraram pedras estão hoje pior do que eu, com dinheiro de funcionário e tudo. Usaram a tática de que a melhor defesa é o ataque e me atacaram para se defender.

Acidente de ônibus mata 10 e fere 42 na PR-090

ônibus caiu em uma ribanceira após bater na lateral do caminhão (Foto: Divulgação / PRE)
Ônibus caiu em uma ribanceira após bater na lateral do caminhão. Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Estadual.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou às 9h40 desta segunda-feira (16) que o número de mortos no acidente de ônibus entreVentania e  Piraí do Sul, na região central doParaná, aumentou de sete para dez. Três deles foram arremessadas para fora do ônibus. O número de feridos também aumentou de 16 para pelo menos 42, segundo o cabo Boiko.
No total, 52 pessoas viajavam no veículo que seguia em comboio com outros dois ônibus de Belém, no Pará, para Curitiba, no Paraná.

Justiça Eleitoral confirma candidatura de Ratinho Jr

O juiz Marcelo Wallbach Silva não aceitou a única solicitação de impugnação feita no TRE contra a candidatura de Ratinho Junior a prefeito de Curitiba. A justiça considerou o pedido do cidadão Edmar Pegoraro ilegítimo e, por consequência, o extinguiu . A decisão aconteceu no último sabado, 14. E quanto ao suposto pedido de impugnação da candidatura do vice de Ratinho Junior, o arquiteto Ricardo Mesquita, ele não chegou sequer a ser protocolado no TRE.

Francischini e Kielse, em novo partido, falam com Richa amanhã

O deputado federal Fernando Francischini,ex-PSDB, e o estadual Cleiton Kielse, ex-PMDB, marcaram audiência para amanhã, às 10h00, com o governador Beto Richa, para comunicar sobre o PEN e declarar apoio ao governo.
Só não dirão que vão apoiar Lucaino Ducci, do PSB, candidato de Richa a prefeito de Curitiba. Isto passa a depender das conversações. Francischini tem uma frase emblemática sobre sua decisão de mudar do PSDB para o PEN.
– Prefiro dirigir um fusquinha ágil e bem conservado a ser passageiro do último banco de um ônibus superlotado.

PMDB, irado, estuda retaliação a Kielse

A notícia de que o deputado estadual Cleiton Kielse está de mala pronta para desembarcar no PEN (Partido Ecológico Nacional), partido em formação, caiu como pedra no estômago dos peemedebistas. E não tardou a decisão sobre a punição. Os diretórios municipais sob influência de Kielse serão dissolvidos.
Alguns deputados estudam a medida, que começará pelos diretórios de Tunas do Paraná e Juranda, formados sob a coordenação de Kielse.

Marcha das Vadias dispensa partidos

(Foto do Daniel Snege)
Na Marcha das Vadias, ontem, cartazes e faixas com esses dizeres: “partidos não nos representam”. Pois, pois, os movimentos sociais, de todas as cataduras, dos reivindicatórios de salários e benefícios aos de protesto contra a violência e os preconceitos. não se sentem representados pelos partidos atuais. Eis aí um grande espaço para os candidato a alguma coisa.

Rafael Greca quer devolver Curitiba ao futuro

“Já tivemos na nossa história rodovias, ferrovias, aerovias, infovias, agora vamos abrir as FOTOVIAS, os caminhos da luz de uma Curitiba devolvida ao futuro”. A declaração é do candidato do PMDB a prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ao apresentar, nesta segunda-feira (16), o projeto Curitiba + Energia, dentro do plano de urbanismo PMDB-Curitiba.
A entrevista coletiva, transmitida ao vivo pelas redes sociais de Greca, contou com presença de jornalistas, blogueiros, facebookers e ativistas digitais. Os participantes conversaram com o ex-prefeito e receberam uma cópia da proposta de governo para a área de energia sustentável.

Cacique Raoni no frio

Da Ruth Bolognese
Quem está em Curitiba, nesse frio de 6 graus, é o famoso cacique Raoni. Almoçou com o procurador geral do MP, Gilberto Giacóia, e segue agora para o Palácio Iguaçu.

Richa anuncia aumento na subvenção do seguro rural

O governador Beto Richa anunciou nesta segunda-feira (16/7) que o governo estadual ampliará em 130% os recursos destinados a subvencionar o seguro rural no Estado e estenderá o benefício – antes disponível apenas para o trigo – para as culturas de café e milho safrinha. Para a safra 2012/2013, serão colocados à disposição dos produtores rurais R$ 8 milhões – R$ 4,5 milhões a mais do que o valor disponível nos anos anteriores. Os recursos complementarão a parcela da União no pagamento do prêmio do seguro, reduzindo a parte que cabe ao produtor.
A intenção é ampliar gradativamente a subvenção financeira no pagamento do prêmio, cujos recursos vêm de três fontes. No caso do trigo, o governo federal cobre 70% do valor, enquanto o governo do Estado – Estado pioneiro em lançar o seguro agrícola para o trigo – garante mais 15% de subvenção, ficando 15% por conta do produtor.

Repasses de cotas de impostos aos municípios aumentam 13,28%

O Governo do Paraná repassou aos municípios R$ 2,77 bilhões nos seis primeiros meses do ano pela participação das cidades na distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), que é 25% e 50%, respectivamente. O valor é 13,28% maior do que o do mesmo período de 2011.
Ao avaliar os números, o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, pontuou que “continuamos a efetuar bons repasses aos municípios, ao contrário das transferências da União para o Paraná, que caíram bruscamente“. Em junho, foram depositados R$ 418,7 milhões para as prefeituras, superando em 6,45% os R$ 393,3 milhões de igual mês do ano passado.