Enquanto os concorrentes que ainda não administraram a cidade fizeram críticas à atual gestão do prefeito Ivan Rodrigues e ao ex-prefeito Setim, os dois candidatos defenderam suas administrações, exaltando o que já fizeram e se atacaram entre si, principalmente no que se refere à coleta de lixo na cidade. Um acusou o outro de envolvimento em um “escândalo” do lixo, denunciado em 2009 pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), no qual a prefeitura de São José dos Pinhais teria pagado pelo recolhimento de resíduos em outros municípios e empresas.
O assunto mais repedido pelos candidatos, porém, foi a saúde. Alvo de críticas dos adversários, o atual prefeito assumiu que teve que trocar os gestores e secretários de saúde da cidade várias vezes durante sua gestão, mas ressaltou que o hospital São José foi municipalizado na sua administração. Ele afirmou, ainda, que o atendimento no hospital está sendo aprimorado e que garantiu o término da construção de postos de saúde iniciados pela gestão anterior (de Setim). “O caos na saúde não se reflete hoje na cidade”, disse.
Setim, por sua vez, recebeu críticas de Rodrigues em relação à administração do hospital da cidade. O candidato do DEM mencionou que, na época, o hospital era gerenciado por uma instituição filantrópica e recebia apenas verbas da prefeitura. Ele ressaltou que, em sua administração, teria criado 100 leitos que acabaram sendo “abandonados” por Rodrigues. “O orçamento para a saúde da cidade é bom, mas falta uma gestão eficiente”, afirmou.
Já o empresário e ex-presidente da FIEP, Rocha Loures, criticou as contratações emergenciais feitas pela prefeitura para a área da saúde e disse que, se eleito, vai acabar com essa prática. “Aí começa o problema, falta transparência e não basta haver vontade e discurso, tem que haver solução”, criticou.
Segurança
Segurança
Sobre a questão da segurança em São José dos Pinhais, a candidata Dra. Carla propôs um reforço no programa da polícia militar na cidade, apesar da área ser de responsabilidade do governo estadual. Ela disse, ainda, que vai fortalecer a guarda municipal e fazer com que a guarda faça a proteção dos prédios públicos que atualmente são protegidos por seguranças terceirizados.
José Rodrigues, por sua vez, ressaltou que a guarda municipal de São José dos Pinhais é uma das mais bem equipadas do estado, mas que a população ainda anda “insegura”. O candidato propôs um aumento do contingente e a presença da guarda também nas escolas públicas da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário