A Revista Veja desta semana, cujo título da capa é: “ATÉ QUE ENFIM”, traz uma matéria especial sobre as habilidades e manobras políticas do então prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, que hoje é deputado federal e novamente candidato a prefeito no mesmo município.
A Veja revela que, durante a gestão de Setim, entre 1997 e 2004, sua filha, utilizando a informação privilegiada do pai, adquiriu a preço ínfimo um terreno de 75 mil metros quadrados, onde não era permitido construir, causando grande estranheza sobre tal interesse, pois lá só havia pântano. Esta compra aconteceu porque, segundo a Revista, como prefeito, Setim tinha pleno conhecimento do projeto do governador da época, Jaime Lerner, que faria o canal extravasor nas margens do Rio Iguaçu, o que valorizaria os terrenos.
Após a aquisição do terreno, o problema continuava sendo o plano diretor do município, que impedia a construção de imóveis. Mas em 2008, com a eleição de Leopoldo Meyer como sucessor de Setim, anteriormente seu secretário de obras, tudo foi resolvido. Meyer mudou o zoneamento do bairro, permitindo a construção de prédios.
Setim passou o terreno para o nome de sua empresa, a Carioca Participações, e com financiamento do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, construiu o Residencial Primavera, com 128 apartamentos de dois quartos, que foram comercializados, elevando o investimento de 144 mil reais, para 12 milhões.
O fato, elucidado pela Revista Veja, demonstra o quanto Setim realmente se preocupa com São José dos Pinhais, desde que seja para o seu próprio benefício.