O Prefeito Ivan Rodrigues anunciou ontem que a partir da 0h da próxima segunda-feira (24) todas as linhas de ônibus que operam dentro do município passarão a ser integradas e os usuários passarão a pagar apenas uma passagem para ir de um ponto ao outro em qualquer linha da cidade, urbana ou rural.
Transporte em SJP é integrado por Ivan Rodrigues.
Transporte em SJP é integrado por Ivan Rodrigues.
Essa é a maior conquista do usuário do sistema de transporte coletivo de São José dos Pinhais desde a implantação do serviço na Cidade e o impacto imediato será que todos passarão a gastar menos com passagem de ônibus. Até agora, o usuário que se deslocava por dois trechos era obrigado a pagar uma passagem e meia, uma passagem inteira no primeiro trecho e meia no segundo trecho. No início da administração Ivan Rodrigues, era obrigatório o pagamento de duas passagens inteiras quando o usuário fazia dois trechos.
A medida beneficia todos os usuários de ônibus e também diretamente o empresariado, que faz uso de vale transporte para os seus funcionários. Junto com a municipalização do Hospital São José essa era uma das principais metas que Ivan Rodrigues perseguia desde o início do seu governo.
A integração do transporte coletivo foi definida a partir da inédita licitação do serviço no Município. Veja abaixo os detalhes.
Na tarde dessa terça-feira (18), as empresas vencedoras do processo – Sanjotur e Auto Viação São José Ltda – e a Prefeitura assinaram a ordem de serviço para iniciar a administração dos ônibus da cidade.
A integração se dará por meio do Vale Eletrônico Municipal (VEM), que pode ser obtido gratuitamente por qualquer cidadão. Além do cartão VEM tradicional, são aceitos para fazer a integração o VEM Cidadão, Sênior, Vale Transporte, Estudante e Passe das Artes, todos igualmente obtidos gratuitamente. O usuário terá apenas que alimentar os cartões com créditos necessários para utilizar o sistema e com eles será possível aos são-joseenses pagar apenas uma tarifa para andar dentro da cidade durante uma hora. O cartão VEM já permitia aos usuários trocar de ônibus pagando apenas meia tarifa.
Com o sistema inteligente do transporte em São José dos Pinhais, o usuário não depende dos terminais para fazer a integração. Assim, o passageiro pode descer em qualquer ponto, dentro ou fora dos terminais, e terá uma hora para tomar um segundo ônibus utilizando a mesma passagem.
O outro objetivo perseguido por Ivan Rodrigues na sua gestão é que integração do transporte coletivo dentro de São José dos Pinhais permita também a integração com as linhas de Curitiba e que transportam passageiros entre as duas cidades. Segundo o Secretário de Transportes Giovane de Souza, “já estão em andamento as conversações nesse sentido, dependendo apenas dos ajustes financeiros”.
“A licitação é importante para o município e para as empresas que administram o serviço, pois ambas possuem a segurança do contrato”, destaca o Secretário Municipal de Urbanismo, Luis Scarpin.
O novo sistema permitirá a introdução da chamada tecnologia embarcada, que permite às empresas informar mais e melhor os usuários do sistema. “Nós já tínhamos tecnologia embarcada, mas com a licitação teremos que aprimorar para melhorar o desempenho e atendimento”, afirma Antonio Jorge M. de Brito, gerente da Sanjotur. “A coisa toda só anda quando existe diálogo. É importante fazer tudo com bom senso”, complementa o diretor administrativo da Auto Viação São José dos Pinhais Ltda., Dante Franceschi.
Sobre a Licitação
A licitação do transporte coletivo foi realizada neste ano pela primeira vez na história de São José dos Pinhais. Entre as novidades previstas pelo processo, estão a integração total das linhas dentro do município e maior transparência no custo da tarifa. “A integração do município possibilitará a criação de novas linhas, novos itinerários e maior fiscalização do transporte coletivo”, afirmou o secretário municipal de Urbanismo, Luiz Scarpin.
A licitação também prevê melhorias nos terminais de ônibus e criação de seis novos pontos de integração (Borda do Campo, Izaura/Ipê, Costeira, Contenda, Rui Barbosa e Vila Jurema). As empresas contratadas também deverão adequar os veículos e fazer a instalação de novas tecnologias nos ônibus, como câmeras de vídeo, GPS e computador de bordo.
A manutenção dos terminais e dos pontos de integração passarão a ser de responsabilidade das empresas concessionária, que deverão introduzir todas as facilidades para os passageiros.
A manutenção dos terminais e dos pontos de integração passarão a ser de responsabilidade das empresas concessionária, que deverão introduzir todas as facilidades para os passageiros.
Na gestão de Ivan Rodrigues a Caixa Econômica Federal foi obrigada a instalar unidade no ponto de integração do São Marco e deverá fazê-lo também nos outros terminas, o que facilitará a vida do usuário, sobretudo da zona rural, que poderá ser atendido sem ter que se deslocar até o centro.
“As inovações tecnológicas vão permitir um maior controle sobre a frota; maior segurança nos veículos, reduzindo o risco de assaltos em virtude da instalação de câmeras e cofres; e maior conforto e agilidade aos usuários, que poderão saber onde está o ônibus que desejam pegar, evitando as longas esperas nos pontos”, explica Saulo Aversa, chefe da Divisão de Transporte da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito.
Cartão VEM
Qualquer pessoa pode fazer o cartão VEM. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada na Central do Vale Eletrônico Municipal, localizada na Rua Marcelino Nogueira, 278, no Centro; no Terminal Central e também no Ponto de Integração de ônibus do bairro São Marcos. Para fazer o cartão VEM basta o usuário levar os documentos pessoais (CPF e RG) e um comprovante de residência.
Como começou a licitação
Até a licitação, os contratos com as empresas que faziam o transporte coletivo em São José dos Pinhais foram considerados nulos pelo no início da gestão Ivan Rodrigues, que determinou a licitação, pois eles tinham sido renovados ilegalmente pelo ex-prefeito Luiz Carlos Setim em 2001.
Em razão disso, no dia 29/07/2009 o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública onde foi decretada a ilegalidade dos contratos. Os recursos interpostos pelas empresas atrasaram o processo licitatório. Em 27/10/2009 a liminar foi deferida mas, posteriormente, suspensa pelo Tribunal de Justiça do Paraná em um recurso obtido pelas empresas concessionárias Auto Viação São José e Sanjotur. No entanto, a liminar foi restaurada em 12/01/2011, quando o Tribunal de Justiça julgou definitivamente o recurso das empresas e o processo licitatório pode ser instaurado através dos estudos iniciais.
Como o município precisou contratar uma empresa especializada para redimensionar o sistema de transporte coletivo, estabelecer a rota das linhas, calcular o valor da tarifa e oferecer os elementos para a confecção do edital, os prazos foram ultrapassados e o juiz concedeu uma prorrogação, sendo que o prazo final para a publicação do edital ficou para 2012.
Além da ação civil pública ainda há uma ação de improbidade correndo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Setim para responsabilizá-lo pela prorrogação indevida dos contratos em 2001, em que, inclusive, a requerimento do Ministério Público, os bens de Setim chegaram a ser sequestrados pela Justiça para garantir os prejuízos causados pela prorrogação ilegal.
Os estudos realizados pela empresa contratada pela Prefeitura para organizar a licitação constataram, ainda, que havia uma distorção nas tarifas aplicadas aos usuários do município, beneficiando os moradores da área rural em detrimento aos moradores da zona urbana. E que ao longo dos seus anos de mandato, de 1997 até 2004, Setim foi concedendo reajuste das tarifas para as empresas apenas sobre o passageiro urbano e, com isso, ao final dos seus dois mandatos as tarifas urbana e rural estavam equiparadas, sendo que no começo do mandato a tarifa rural era o dobro da urbana. Esse processo, segundo a empresa contratada pela Prefeitura para fazer os cálculos, sobrecarregou o passageiro urbano que, ao longo dos anos, foi pagando mais do que deveria se não tivesse tido a equiparação com a tarifa rural.
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